Práticas sustentáveis de ESG desenvolvidas pela Carsten

Práticas sustentáveis de ESG desenvolvidas pela Carsten

As práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) ganharam destaque no mundo corporativo. Ações de governança, de compromisso com o meio ambiente e de apoio à sociedade são diferenciais encontrados na competitividade de mercado, principalmente em se tratando de empresas de grande porte, que carregam a responsabilidade de tentar reduzir o impacto ambiental, mantendo a produtividade das operações e servindo de exemplo com relação às boas práticas de sustentabilidade, ao amparo das comunidades e aos relacionamentos sociais.

Na Carsten, contamos com políticas internas, como códigos de ética, de conduta e anticorrupção, conselhos administrativos para tomadas de decisões, entre outras ações que norteiam todas as atividades da companhia e estabelecem diretrizes para o cumprimento de seus ideais.

No âmbito social, podemos destacar o suporte às pessoas carentes, apoiando projetos destinados a instituições filantrópicas, como o Programa Na Mão Certa e o Casa Renascer, promovendo assistência e proteção integral às crianças e adolescentes e buscando parcerias na melhoria da qualidade de vida da população em geral, através da cultura, da educação e também do esporte, promovido pelo time Sesi Vôlei Bauru.

Pelo segundo ano consecutivo, recebemos o certificado Great Place to Work (GPTW), o que confirma a satisfação de nossos funcionários em trabalhar na Carsten. Aqui, prezamos pela diversidade, igualdade e respeito entre nossos colaboradores, bem como entre clientes e fornecedores contratados, que seguem a mesma linha de práticas sustentáveis e possuem valores similares aos nossos.

Temos investido fortemente no transporte sustentável, buscando a cada dia uma nova maneira de contribuir para o bem-estar social e a biodiversidade, promovendo ações no intuito de reduzir os danos às comunidades inseridas no contexto e ao meio ambiente.

 

Ações efetivas e de impacto positivo para a sociedade, meio ambiente e governança corporativa

 

Nosso primeiro passo em prol da natureza foi quando adquirimos, há mais de um ano, nosso primeiro caminhão a gás.

Fomos a primeira empresa do estado de São Paulo a adquirir um veículo para transporte de carga a gás, considerado na época, uma grande evolução para o setor de transportes. O pioneirismo foi o pontapé inicial nas práticas de sustentabilidade, fazendo com que se iniciasse um processo de transformação da cultura da empresa, de conscientização corporativa e em nossa cadeia de negócios.

Esta ação motivou nossa equipe a procurar outras práticas sustentáveis a serem implementadas em nossas unidades. Dessa forma, foi feita a instalação de placas fotovoltaicas na Carsten para a geração de energia limpa e renovável, responsável pelo suprimento do consumo da matriz e de todas as filiais, já com reserva para futuras expansões.

As placas fotovoltaicas são os chamados painéis solares, equipamentos utilizados para realizar a conversão da energia da luz do sol em energia elétrica. Esta forma de geração de energia apresenta menor impacto ambiental entre todas as outras fontes energéticas disponíveis e traz benefícios como diminuição do desmatamento e redução de poluição por fontes contaminadoras (carvão) e de gases do efeito estufa (GEE), danos estes que seriam ocasionados pela queima de combustíveis fósseis na tradicional produção de energia elétrica.

Além disso, operamos com uma frota ultramoderna e tecnológica, além da variedade de marcas e modelos, que nos permite adquirir o que há de melhor e mais atualizado no mercado de transportes e colocarmos à disposição para o embarcador. Isso contribui para a redução de consumo de combustível e de emissão de poluentes.

 

Participação em projetos de conscientização e melhoria ecológica

 

A preocupação com a redução no impacto ambiental se intensifica a cada dia devido aos grandes problemas ocasionados pelo descaso da humanidade e das grandes empresas.

Por isso, além das práticas sustentáveis já mencionadas, estamos sempre buscando participar de projetos e programas de responsabilidade ambiental, agregando valor à companhia e adotando estratégias sustentáveis para os negócios.

Em 2021, a Carsten aderiu ao Programa VGP / Instituto Via Green, permitindo o monitoramento das emissões de GEE de todo o transporte de carga, também pegada hídrica, eficiência energética, geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos de toda a operação, gerando relatórios periódicos e dando transparência ao mercado. 

Além deste monitoramento da pegada de carbono em nossas operações logísticas, foi implementada a possibilidade de frete zero por meio da compra de crédito de carbono, visando a compensação da emissão de gases do efeito estufa, vilões do aquecimento global. Ao comprar um crédito de carbono, você garante que uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) deixou de ser emitida na atmosfera, com base em iniciativas de preservação de florestas, manutenção da biodiversidade local, manejo sustentável de recursos naturais e captura do excesso de CO2 presente no ambiente.

A Carsten também participa como membro em outros programas a favor do meio ambiente: o Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) e o Programa Ambiental do Transporte (Despoluir), contribuindo para a cultura da empresa perante seus stakeholders e conscientizando seus colaboradores para um mundo melhor.

Diante deste cenário, temos ainda contribuído com outras ações efetivas que auxiliam na redução do impacto ambiental, tais como a destinação correta de resíduos, a utilização de caixa separadora de água e óleo, a captação da água da chuva para melhor aproveitamento do recurso e a separação do lixo para coleta seletiva.

 

O futuro já começou 

 

Certamente, há muito mais a ser feito com o objetivo de beneficiar o desenvolvimento social e ambiental. No entanto, já é uma grande conquista para a Carsten representar uma parcela das empresas que se importam e lutam contra as consequências de ações imprudentes, que prejudicam o futuro de todos.

 

Nossos valores estão pautados em práticas sustentáveis.

Vamos juntos fazer a nossa parte em busca de um mundo melhor

 

 

Por Carsten Serviços.

Você também pode gostar:

Sustentabilidade na Logística

Sustentabilidade na Logística

Pioneirismo, ousadia e boas parcerias Hoje, eu quero reforçar …

Ler mais
Os principais desafios e oportunidades para o Transporte Rodoviário de Cargas em 2024

Os principais desafios e oportunidade…

O Brasil não se move sem o Transporte. Se objetivamos avançar …

Ler mais
O impacto da logística na competitividade do mercado

O impacto da logística na competitivi…

Queridos colaboradores, fornecedores e parceiros, Quero compar…

Ler mais

Nossos serviços

Conectamos soluções e veículos para atender todo o país.

Saiba mais